Dicas

✏ Noivos!! 9 dicas para você estar impecável no dia do casamento!

O casamento é a união de duas pessoas, logo o noivo tem que estar impecável também. Até porque é para ele que as atenções se voltam enquanto os convidados chegam à cerimônia.

Estar bem vestido é uma obrigação neste dia, por isso separamos 9 dicas práticas para orientar os noivos que precisam de ajuda.

A escolha do traje dependerá de 3 coisas: do horário do casamento, do estilo do noivo e do tipo de recepção.

1) Para casamentos informais ou durante o dia, é possível usar terno – até mesmo de cores mais claras como o cinza e o bege. Já o terno preto vale para qualquer horário.

2) Para casamentos formais ou a noite o ideal é vestir um fraque, ou casaca, geralmente preto.

3) A camisa deverá ser sempre mais clara que o terno e a gravata em tons mais escuros que a camisa. O ideal são aquelas texturizadas em um discreto tom sobre tom.

4) O punho da camisa deve ser dois dedos mais comprido que a manga do paletó. Ou seja, tem que sobrar uma "sobra" da camisa para fora.

5) O sapato deve ser novo e estar bem lustrado e de preferência de cadarço e com solado de couro. O cinto deve ser da cor do traje e as meias da cor da calça.

6) A barra da calça deve cobrir o peito do pé, mas sem que sobre demais atrás.

7) O corte de cabelo deve ser feito pelo menos 5 dias antes da cerimônia, para que esteja bem definido na data.

8 ) E se você quiser, vale a pena fazer uma limpeza de pele 1 semana antes para deixar a textura da pele bonita e saudável. Alguns salões de beleza já fazem o dia do noivo que inclui relaxamento, massagem, corte de cabelo, barba e tratamento de pele – afinal o noivo também tem que estar lindo neste dia!

9) Evite a todo custo:
- Gravatas berrantes e largas
- Gravatas que ultrapassem a fivela do cinto
- Relógio esportivo
- Meias brancas e/ou meias curtas. Se você sentar e sua perna ficar amostra é porque precisa de uma meia mais longa.
- Sapatos com solado de borracha

Ao seguir estas dicas você será um noivo impecável!

✏ Dicas para os formandos!

Iniciar a organização de uma formatura com bastante antecedência possibilita planejar com calma o seu evento, garantindo tempo para conhecer os profissionais que serão contratados. Pensando nisso, o Guia Festa construiu um breve roteiro de dicas para facilitar sua organização e não se esqueça de conferir o Check List para saber se não falta nada para o seu grande dia.

De 1 a 2 anos:
-O primeiro passo é a criação de uma comissão de formatura, que será responsável pelo planejamento e pela organização. O centro ou diretório acadêmico pode auxiliar caso haja mais de um grupo interessado. Também pode auxiliar quanto ao modelo de estatuto e registro da ata em cartório, na qual constam os participantes da comissão e respectivos cargos, para efeitos legais. A comissão poderá realizar eventos com o intuito de angariar fundos e organizar a contribuição dos colegas em forma de mensalidades. Os eventos criados podem variar entre shows, festas, rifas, bingos, vendas, encontros acadêmicos, etc.
-É importante, juntamente aos colegas, o estilo do evento, bem como seus detalhes (decoração, filmagem, fotos, convites, toga, local para festa, gastronomia, banda, sonorização, iluminação, etc. Cada colega deve informar desde então o numero de pessoas que pretende convidar.
-Consultar o Guia Festas solicitar informações e orçamentos referentes aos produtos a serem utilizados. É fundamental considerar que as datas de formatura são, geralmente, um tanto concorridas, o que compromete a agenda das empresas, É aconselhável que os fechamentos de contratos seja feitos logo que as escolhas sejam feitas.

Um ano antes da formatura:
-Fechar os contatos pendentes, analisando as cláusulas a respeito dos serviços oferecidos
-A comissão de formatura deve estar ciente sobre quebras de contrato, formas de rescisão e penalidades impostas.
-Contabilizar as verbas, averiguando se há dinheiro necessário para cobrir as despesas previstas. Caso as despesas sejam maiores que o saldo arrecadado até então, planejar estratégias para aumentar a receita.

Sete meses antes da formatura:
-Escolher patrono, paraninfo, juramentista, orador e homenageados, convidando-os para a cerimônia.
-Marcar com os fotógrafos e a empresa responsável pela confecção da toga a data para a realização das fotos para confecção dos convites e lembranças, entre outros.
-Cada formando deve confirmar o número de convidados para a solicitação de convites e encaminhar para a empresa responsável pelos convites a quantidade a ser produzida.
-Repassar para a empresa de gastronomia o número de convidados.

Três meses antes da formatura:
-Providenciar placas e/ou canetas a serem presenteadas.
-Entrega dos convites.
-Agendar maquiagem, penteado, embelezamento de mãos e pés.

Um mês antes da formatura:
-Entrada no pedido de diploma. Dependendo da universidade, pode ser necessário entrar com a solicitação com maior antecedência. Informe-se.
-Confirmar com as empresas contratadas local e horário do evento.

No dia da formatura:
-Após uma boa noite de sono, este dia deve ser tranquilo, buscando refeições leves e prepare-se com tempo.

Parabéns! Seu evento, um sucesso!

✏ Você conhece a Touca de Gesso?

Nada mais é que uma receita do tempo das nossas avós. Uma mistura simples com maisena que hidrata profundamente os cabelos e que funciona.
Não conhece? Não perde tempo e confere e receita abaixo e mão na massa! ;)

Ingredientes:
– 2 colheres (sopa) cheias de maisena
– 1 1/2 xícara de água
– 1 colheres (sopa) cheia de hidratante da sua preferência
– 1 colher (sobremesa) de bepantol liquido (opcional)
– ampola (as) de vitamina (opcional)

Modo de Preparo
– Lave bem os cabelos somente com shampoo e seque com uma toalha.
– Misture bem o amido de milho na água fria em uma panela e leve ao fogão em fogo baixo, mexendo sempre. Não se descuide da mistura no fogão. Quanto mais baixo o fogo, e quanto mais você mexer, mais lisa é a textura. Quando engrossar e atingir a consistência de um mingau, desligue.
– Espere 5 minutos até que o mingau esfrie um pouco, mas ainda esteja quente. Acrescente o bepantol, a (as) vitamina (as) e a creme hidratante. Misture novamente.
– Divida o cabelo ainda úmido em mechas e aplique a máscara caseira desde a raiz. Penteie essas mechas com o produto já aplicado, levando o produto da raiz até as pontas. Utilize a máscara com bastante abundância. Você pode usar qualquer pente ou escova.
– Ao terminar de enluvar todos os fios com a máscara, se tiver, envolva os cabelos com uma toalha úmida ou com uma touca térmica. Para potencializar a hidratação.
– Deixe o produto no cabelo de 30 minutos a 2 horas e após é só lavar com água abundante, os cabelos ficarão mais pesados, mas é normal, depois passa.
Não é necessário lavar com shampoo novamente.

Depois é só aproveitar seu cabelo mais saudável, com menos frizz, mais brilho e se você tem cabelo cacheado terá cachos mais definidos.
Prepare a receita e conte para nós o que você achou, nós queremos saber!

✏ A história do baile de debutante!

Debutante é uma palavra derivada do francês (débutante), que traduzida significa estréia ou iniciante e reperesenta a menina que está copmpletando 15 anos.

Baile de debutante:
É considerado um ritual de passagem da infância para vida adulta de uma adolescente, onde os pais apresentavam sua filha à sociedade, começando assim uma nova fase em sua vida.Era nesta data, que a jovem tinha permissão de seus pais para usar roupas mais adultas, frequentar reuniões sociais e casar.

Onde surgiu o baile?
Os bailes surgiram na , mais precisamente nos territórios que hoje conhecemos como França, Alemanha, Inglaterra e Áustria. As famílias nobres destas regiões realizavam um grande baile para a sociedade da época. E também os bailes tinham a função de atrair possíveis pretendentes para a debutante.

O ponto alto da festa era quando a debutante trocava o vestido simples e infantil da recepção dos convidados, por um vestido mais adulto e deslumbrante para dançar a aguardada valsa com seu pai.

A Valsa:
A dança no baile de debutante variavam de acordo com os costumes locais de cada região que a festa era realizada, mas a valsa, uma mistura de danças de camponesas austríacas e alemãs, tornou-se a preferida e praticamente a dança oficial de qualquer evento europeu da época.

A tradição de espalha:
Ela parece ter se propagado com força total após a Revolução Francesa de 1789, pois as famílias nobres em fuga da guerra civil viram-se obrigadas a migrar para colônias européias, como Estados Unidos e Brasil. Por aqui, os bailes de debutantes arrasaram na década de 50, com direito a publicação em colunas sociais nos jornais da época.

Nesta mesma época, as famílias passaram a realizar o baile de debutante em conjunto com outras familías. Para economizar, reuniam-se em clubes, igrejas e hotéis, onde várias meninas com 15 anos eram apresentadas à sociedade da época de uma só vez.

Na década de 80, as debutantes passaram a preferir viagens e presentes, deixando o baile em segundo plano por acreditarem estar fora de moda, mas principalmente por razões econômicas em épocas de dinheiro escasso e a inflação que se mostrava sem controle nesta década.

Já na metade dos anos 90, com a economia estabilizada, os bailes de debutantes tradicionais voltaram com força total e não pararam mais de crescer em criatividade e número de profissionais especializados neste tipo de evento.

Hoje podemos conferir festas deslumbrantes que conseguem unir tradição e estilo próprio em uma explosão de cores, sabores e muita alegria em verdadeiras baladas, seja ela tradicional ou moderna.

✏ Mesa banquete!

É uma das tendências para está temporada de 2015 que quebram o rigor das tradições e apostam na natureza de um evento familiar: as mesas ficam maiores e quanto mais as pessoas ficarem juntas, melhor.

Fica um efeito lindo na festa e assim seus convidados podem se sentar todos juntos como em uma reunião familiar.

Tipos de Mesa Banquete:

Redonda ou oval: esta é a mais clássica em banquetes. Nela podem sentar-se de 8 a 10 pessoas e é recomendada para casamentos com muitos convidados. São distribuídas por todo o salão ou diante da mesa principal.


Retangular: colocadas em linhas paralelas, as mesas retangulares permitem criar mesas mais longas. Recomendadas tanto para banquetes íntimos como para outros maiores. Dão um aspecto festivo e são usadas principalmente em casamentos rurais ou no campo.


Em forma de U: neste caso são recomendadas para banquetes com poucos convidados que apenas se sentam do lado de fora do U ou em ambos os lados no caso de haver mais convidados, embora assim se perca a visibilidade da parte que exerceria a mesa principal.


Em forma de T: não se usa muito habitualmente, embora exista a prática para casamentos íntimos em que a parte horizontal exerceria a mesa principal e a vertical seria a área dos convidados. Os noivos conseguem ver continuamente tudo o que acontece na mesa e por sua vez os convidados apenas tem que virar a cabeça para ver os recém-casados.

✏ Você Sabia? As cores influenciam as pessoas?

Que as cores escolhidas para a iluminação e decoração de um evento, seja uma festa ou reunião, influenciam diretamente no clima entre os presentes.

As informações são do livro "A Psicologia das Cores" de Eva Heller.

Dica: Vyp Eventos

http://guiafesta.com.br/index.php/anunciantes-interna/vyp-eventos-28

 

 

✏ O que é o Estatuto da Comissão de Formatura?

- O que é Estatuto?
É um documento que deverá conter um conjunto de normas, previamente acordadas pela Comissão de Formatura, que será necessário para reger todas as suas atividades.

- A criação do Estatuto é obrigatória?
Não. Mas, somente através do Estatuto e seu registro no Cartório Civil de Pessoas Jurídicas, é que a comissão de formatura passará a ser regulada como Pessoa Jurídica, o que serve como uma proteção, resguardando a comissão de uma série de problemas, dessa forma, a associação é quem passa a responder pelos contratos, dinheiro arrecadado, e eventuais ações processuais que venha a intentar ou a sofrer, além, claro, de tornar a gestão e execução dos recursos e procedimentos derivados da arrecadação para a festa de formatura mais transparente.

- Que elementos deverão constar no Estatuto?

• Os alunos que constituem a Associação e quais os seus deveres;

• A estrutura hierárquica da Comissão de Formatura;

• A descrição da função e responsabilidade de cada membro;

• A distribuição de tarefas entre os integrantes da Comissão de Formatura

• O quorum de instalação e deliberação da associação que resolverá eventuais questões divergentes;

• A definição dos prazos de pagamento;

• De que forma a Comissão de Formatura prestará contas aos demais alunos não integrantes da Comissão de Formatura;

• O local onde será sediada a Comissão de Formatura;

• O período de validade da Associação;

• A forma que se dará a dissolução da Comissão de Formatura, entre outros itens pertinentes ao assunto;

✏ A Origem da Aliança!

A origem da aliança de casamento se deu na civilização do Antigo Egito.
O seu formato circular significa a eternidade, a não existência de um fim, ou seja, simboliza o desejo de uma união para sempre.
Inicialmente, elas eram produzidas com ferro e dispunham de um magnetismo para que os corações dos noivos permanecessem para sempre unidos.


Depois, passaram a ser utilizados metais nobres, como o ouro.
Em seguida, foram acrescentadas pedras preciosas.
Hoje em dia, são utilizados os mais variados materiais e formatos.

 

✏ Dez dicas para a contratação de show bar em sua festa.

1 Peça sempre referências de profissionais conceituados e especializados neste segmento de entretenimento, como organizadores e produtores.

2 Questione o tipo de bebida que será levada em seu evento e a marca das mesmas, pois existem no mercado bebidas de padrão AA, A, B, C... Esse cuidado garante um conceito de qualidade ao servir os seus convidados.

3 Pergunte sobre os profissionais que executarão o trabalho, se são realmente capacitados para o entretenimento de Show Bar e se proporcionam o serviço de Flair (malabarismos com garrafas, gelos e coqueteleiras).

4 Verifique quais sucos e complementos que serão usados e suas respectivas marcas, pois bons produtos são essenciais para o magnífico trabalho de drinks e coquetéis, e se será usado gelo seco (efeito fumaça) para drinks exclusivos.

5 Saiba se haverá degustação e decoração de frutas para os drinks e coquetéis, para uma melhor leitura e impacto visual.

6 Verifique se os profissionais contratados são capacitados para atender com alta qualidade o público do seu evento, pois a carta de drinks e coquetéis se diferenciam para cada tipo de evento, como exemplo 15 ANOS (drinks muito leves e baixo teor alcoólico), CASAMENTOS (coquetelaria exótica à clássica), EMPRESARIAL (drinks tropicais e típicos de cada região). O Bartender tem de saber servir e principalmente surpreender cada convidado.

7 Os fogos usados para o entretenimento de pista devem ser exclusivos e diferenciados para ambientes fechados e abertos, para que não ocorram acidentes.

8 Certifique-se de que o espaço, estrutura e decoração de bar estarão montados antes de os convidados começarem a chegar no local do evento, mesmo que o entretenimento de Show Bar esteja marcado para depois da chegada dos mesmos.

9 Pergunte sempre se os profissionais são capacitados e treinados (diplomados) em coquetelaria internacional, clássica e moderna, para melhor atender os seus convidados, e que figurinos e acessórios serão usados.

10 E saiba que o entretenimento de Show Bar é uma arte diferente do trabalho de casas e bares noturnos. Contrate sempre artistas apaixonados pelo trabalho de Show Bar, pois é primordial que seus convidados degustem não apenas belos coquetéis, mas que se envolvam nas brincadeiras, mágicas ilusionistas de bar, alegria, intervenções performáticas... E que cada drink servido venha acompanhado de um sorriso único do Bartender ou Barwoman, contagiando todos com muita animação, pois no conceito final do seu evento, os coquetéis servidos têm que ser apenas um detalhe!!!

Dica: Tribo Bartenders

✏ Receita para uma Festa de Sucesso!

Ingredientes:

* Salão, cardápio e bebidas dentro do melhor custo-benefício.
* Equipe de Foto e Vídeo “invisíveis”, mas atentas e comprometidas.
* Sonorização e iluminação compatíveis com a carga elétrica do salão.
* Projeto de Decoração Personalizado de acordo com o estilo dos noivos.
* Profissionais altamente envolvidos com o Evento.

Modo de preparar:

Misture todos os Ingredientes e adicione os temperos mais importantes: alegria, brilho nos olhos, tranquilidade, carinho e bom humor!

Com certeza, com muita Organização e Carinho, a festa será um Sucesso!

Dica: ArtFesta

✏ Cartão de Agradecimento.

É um pequeno cartão, escrito à mão (para ficar mais íntimo), enviado pelos correios aos convidados após o casamento, podendo ser feito na volta da Lua-de-mel, para agradecer a presença na festa e o presente recebido, especificando-o.

Serve também para fazer a apresentação do novo nome do casal e endereço da nova residência. Para se organizar, utilize a planilha que fez com a lista dos convidados, com o nome e endereço, e vá anotando todos os presentes à medida que for recebendo-os.

Você pode encomendar seus cartões de agradecimento com os respectivos envelopes no mesmo lugar em que fez seus convites.

✏ O Bolo

O Bolo da noiva simboliza sorte, prosperidade e festividade. Atualmente, o corte do bolo constitui um dos momentos mais marcantes da festa. O noivo coloca as suas mãos sobre as da noiva para segurar a faca e juntos cortarem a primeira fatia do bolo, simbolizando partilha e união.

✏ Trajes para Festas

Black Tie, Habillé, Tênue de Soirée ou Rigor são usamos para uma ocasião formal, como uma noite de gala ou baile de formatura. Mulheres vestem longos vestidos de noite ou sofisticados vestidos de coquetel. Para homens são orientados smokinsgs, qualquer que seja o modelo, que consiste em uma camisa rigor branca e gravata preta, seja borboleta ou social.

Social, Social Completo, Passeio Completo e Passeio Formal são usados em jantares, coquetéis, óperas, jantares dançantes e casamentos. Mulheres usam vestidos longos, de preferencia tailleures de crepes, vestidos com bordados discretos e com decotes. Sapato ou sandália com salto alto e meias de seda auxiliam na composição de um look elegante. Os homens vestem terno em cores escurar, com camisa e gravata. O sapato social preto é o ideal para o traje. A meia deve combinar com o sapato e com a cor da roupa.

Esporte é usado em ocasiões como almoços, exposições, inaugurações e batizados. Para as mulheres vestido de alças, calças, saias e camisas. Tailleurs esportivos no inverno. Para os homens o ideal é usar blazer com calças e sapatos esportivos.

Passeio, Esporte Fino ou Tenue de Ville são usados em almoços, vernissages e teatro. Para as mulheres aconselhamos tailleurs esportivos, calças, vestidinhos e camisas. Para homens blazer com calça esportiva, camisas sem gravata e sapato esportivo.

✏ Bodas

A palavra boda vem do latim vota (plural de votum - promessa) referida ao fato de fazer os votos matrimoniais, com a confusão do neutro em latim vulgar perdeu seu sentido e confundiu “v” por “b”. Uma lenda atribui uma falsa etimologia a que na antiga Judéia tinha-se o costume de matar um cabrito para o churrasco nas comemorações de casamento ou aniversário de casamento. Com o tempo, o cabrito foi substituído pela fêmea do bode, cuja carne era muito mais macia. Matar a fêmea do bode, a "boda", era sinal de que haveria festa. Devido a isto o nome "boda" passou a ser sinônimo de festa, hoje em dia mais falada para casamentos.

Para cada ano, existe um material que representa uma nova etapa. É tradicional na cultura ocidental, se comemorar com bodas os eventos relativos ao casamento, e com o jubileu, outros fatos marcantes da vida social. Para marcar cada um desses eventos se associa a cada data das bodas algum material que o represente. Na joalheria, tradicionalmente são produzidas as alianças de bodas de prata e bodas de ouro. Para as demais, geralmente são confeccionados anéis utilizando-se os materiais ou a pedra correspondente.

Não sabia que existiam tantos tipos de bodas diferentes:

✏ Barra do Vestido de Noiva

Os poderes da tradição!!

Segundo a tradição, as amigas que colocarem o nome na barra do vestido da noiva também encontrarão seu noiva para selar o matrimônio em breve.

Algumas noivas escrevem os nomes a caneta ou bordam e outras penduram pequenas fitas.

✏ Buquê

A tradição do buqê de noiva está ligada a simbologia da vida, já que as flores são os orgãos reprodutores das plantas, portanto está ligada a festilidade.

Acredita-se que o buquê tenha surgido na Grécia como uma espécie de amuleto conta o mau-olhado.

O boquê era feito com uma mistura de alho, ervas e grãos. Esperava-se que o alho afastasse maus espíritos e as ervas ou grãos garantiam uma união frutífera.

✏ Entretenimento

O serviço de bartenders deixará o seu evento ainda mais divertido, único e especial.

Criam bares temáticos com vasta opção de drinks diferenciados: exoticos, coloridos e deliciosos - com e/ou sem álcool.

Em seus cardápios além dos coquetéis, oferecem variadas opções de entretenimento como malabares com garrafas, coreografias, dançarinos, pernas de pau, estátuas vivas, performance da cobra, dança do ventre, tatuagem de henna e muito mais.

Em geral, as empresas que trabalham com entretenimento fazem uma rigorosa seleção de sua equipe a fim de garantir para seu evento segurança e profissinalismo.