Blog

  • Você conhece a Gravata Borboleta?
    Postado 28/04/2016

    A gravata borboleta é um apetrecho masculino que muitas vezes causa dúvida na hora de escolher a combinação de look, porém é mais fácil usar este estilo de gravata do que você imagina.

    Ela pode ser usada em diversas ocasiões e mesmo com variação de combinação que muitas vezes você nem imagina que daria certo.

    Hoje trouxemos algumas dicas que vão te ajudar a entender melhor onde e como usar a gravata borboleta.

    - GRAVATA BORBOLETA

    Apesar de muito conhecida a gravata borboleta é um acessório masculino ainda pouco utilizado, isso porque grande parte dos homens ainda possuem medo de adotar esse estilo.

    A gravata borboleta é uma opção simples e sofisticada que pode deixar seu look totalmente diferente e elegante para uma ocasião como casamento ou evento que pedem traje de gala.

    - COMO USAR?

    A primeira dica para o uso da gravata borboleta é se atentar para os botões da camisa abotoados até o último, isso é obrigatório para se compor uma look adequado com este estilo de gravata.

    Os modelos de gravata borboleta são bem variados e para escolher a que você irá usar leve em consideração o seu estilo pessoal além da ocasião que irá, pois alguns modelos são mais sérios e outros menos formais.

    - Na hora de combinar a camisa com a gravata borboleta fique atento as seguintes situações:

    Uma camisa listrada pode anular o efeito de uma gravata borboleta com listras. As gravatas listradas combinam bem com camisas de estampas pequenas ou médias.

    Vale combinar este tipo de gravata com estampa igual a da camisa para um estilo básico.

    Para um estilo mais neutro combine a gravata borboleta de tonalidades mais fortes com uma camisa para contrapor a discrição da gravata.

    Para um estilo retrô a dica é combinar este tipo de gravata com o uso do suspensório ou mesmo coletes de alfaiataria.

    O lenço de bolso também é um acessório que combina bem com a gravata borboleta, você pode optar por estampas iguais ou diferentes entre ele, porém tenha cuidado para não acabar abusando dos padrões grandes de estampa em ambos.

    A gravata borboleta não precisa ser usada apenas com roupas sociais ou alfaiataria, então também é válido combinar a gravata com looks casuais para eventos durante o dia.

    - COMO DAR O NÓ?

    Além da dúvida sobre como combinar este tipo de gravata ainda existem aqueles que se perdem na hora de formar o nó dessa gravata, pra te ajudar trouxemos uma imagem bem explicativa que vai tornar esse procedimento bem mais simples, veja:

    - INSPIRAÇÕES:

    Outra forma de entender melhor qual as possíveis formas de se usar este tipo de gravata é através de fotos, por isso separamos algumas inspirações que vão te ajudar a encontrar o melhor estilo para você usar.

    Gravata de cor mais vibrante que a camisa:

    Gravata borboleta em estilo clássico:

    As milheres também podem abusar desse gravata, ela deixa o look bem diferente.

    Gravata colorida em contraste com a camisa branca e o lenço, que nessa foto é uma flor:

  • 5 Destinos imperdíveis na América do Sul.
    Postado 22/04/2016

    Em tempos de dólar e euro altos é hora de repensar os roteiros e avaliar melhor os destinos da viagem.

    A boa é que a América do Sul não poupa esforços para ser um continente democrático, reunindo de tudo um pouco: cidades, campos tranquilos, montanhas, vales nevados, praias paradisíacas e desertos.

    Indo mais além ainda nas inúmeras opções, que tal explorar cidades pouco conhecidas dentro de países bastante conhecidos?

    Na Argentina, por exemplo, todo mundo vai para Buenos Aires, mas mal sabem que Bariloche vai muito além da neve. O mesmo acontece na Colômbia, que tem como principal destino a cidade de Cartagena, sendo que o caribe colombiano tem muitas surpresas.

    Com paisagens de tirar o fôlego, selecionamos alguns dos lugares mais bacanas para se conhecer dentro e fora do Brasil.

    1. Bariloche, Argentina

    Bariloche é muito conhecida por conta da neve e o tempo frio durante o inverno, mas a cidade tem muito mais a oferecer.

    Porta de entrada para a Patagônia Argentina, o destino é cercado de verde, montanhas e lagos, além de contar com bons restaurantes, hotéis, bares, casas noturnas e cassinos.

    2. Bahia Inglesa, Chile

    O pequeno balneáreo chileno tem mar tranquilo de águas cristalinas que atraem turistas do mundo todo.

    As praias mais famosas são El Chuncho, La Piscina e Playa Blanca, onde todos se divertem com esportes aquáticos.

    O trajeto pode ser feito a partir de Santiago, via terrestre ou aérea, até Copiapó, de onde se pega mais um transporte para chegar até a Bahia paradisíaca.

    3. Tayrona, Colômbia

    O caribe colombiano é lindo, mas o Parque Tayrona é de cair o queixo.

    Preservado, o local preza acima de tudo pela natureza, responsável por sua beleza exuberante, vista nas águas cristalinas, na vegetação nativa e nas rochas.

    O destino ainda tem vista para a Serra Nevada de Santa Marta, maior cadeia montanhosa costeira do mundo, onde vivem mais de 100 espécies de mamíferos

    4. Los Roques, Venezuela

    O arquipélago venezuelano é formato por cerca de 350 ilhas, ilhotas e ilhéus, onde se reúnem recifes de corais e muitas espécies marinhas.

    Em meio ao mar caribenho, a ilha Gran Roque abriga os turistas em seus hotéis e pousadas, mas nada muito luxuoso.

    Nas praias, o destaque é a prática do snorkel e do mergulho, atividades fáceis de se encontrar em Boca de Cote, Las Salinas e La Guasa.

    5. Picãozinho, João Pessoa, Brasil

    Poucas pessoas conhecem ou sequer já ouviram falar de Picãozinho, mas certamente não se arrependeriam de ir para lá.

    O destino é basicamente uma formação de recifes, acessada por barco, a cerca de 1.500 metros da praia de Tambaú.

    Assim sendo, o mergulho se torna uma atividade quase obrigatória, já que não é todo dia que se pode espiar tão bem a fauna e a flora marinha.

  • Os erros mais comuns que homens comentem ao se vestir para eventos formais!!
    Postado 01/04/2016

    Mesmo aqueles mais acostumados com eventos sociais e festas formais acabam cometendo alguns deslizes de etiqueta e vestimenta de vez em quando. Muitas vezes, nem percebem esses deslizes ou se sentem deslocados dentro de uma festa sem entender direito o por quê.

    Estar “bem vestido” é algo que vai além da escolha de uma roupa de marca. Você pode usar um terno caríssimo ou a gravata mais cara, mas se o tamanho, o corte ou a combinação entre as peças estiver errada, você vai transmitir uma imagem negativa.

    Então, para você ficar ainda mais confiante e se sentir mais confortável, listamos os principais erros cometidos pelos homens na hora de se vestir para essas ocasiões:

    • VESTIR O TERNO DO TAMANHO ERRADO

    Quem deixa tudo para a última hora não vê problema em vestir um terno um pouco maior ou menor que o seu número. Porém, as medidas existem e precisam ser respeitadas por um motivo: harmonia visual.

    Quando você usa um terno largo ou justo demais nos ombros, cintura e também nas pernas, transmite uma imagem desleixada e também pode acabar perdendo um pouco do respeito em uma reunião de negócios ou festa.

    Então, na hora de comprar um terno, peça ajuda para um profissional da loja ou siga algumas regras básicas:

    1. As ombreiras devem acompanhar os seus ombros;
    2. Sua mão deve deslizar com facilidade sob a lapela enquanto o botão do meio estiver abotoado;
    3. O botão do meio – ou o primeiro, no caso de um paletó com dois botões -nunca deve ficar abaixo do seu umbigo;
    4. Com seus punhos fechados, a barra do paletó deve ficar na mesma altura das articulações dos dedos;
    5. As mangas devem ficar na altura em que a base do seu dedão encontra com seu pulso;
    6. A manga da camisa deve ficar com 1,5 centímetros visíveis sob a manga do paletó;
    7. A barra da calça deve ficar cerca de 2,5 centímetros do chão.

    • NÃO PRESTAR ATENÇÃO NO DRESS CODE

    Toda festa, empresa ou evento social mais formal tem um dress code específico. Ele dirá coisas como o tipo de terno você deverá usar, cores específicas para evitar e outras particularidades que devem ser seguidas.

    • FECHAR TODOS OS BOTÕES DO PALETÓ

    Uma regra de etiqueta diz que o último botão deve sempre estar aberto, não importa se o seu paletó tem três ou dois botões.

    • IGNORAR A HARMONIA E APARÊNCIA DOS ACESSÓRIOS

    Você acha que ninguém vai reparar naquele relógio esportivo escondido embaixo da manga do paletó?

    Detalhes assim podem até passar despercebidos para muitas pessoas, mas saiba: aquele diretor importante ou seu futuro chefe vai enxergar além da marca do seu terno e pensar que você não se importou tanto assim em estar apresentável para um evento importante.

    Então, se o seu cinto já estiver velho e antigo, talvez seja hora de aposentá-lo e comprar um modelo novo.

    • ACHAR QUE NINGUÉM VAI LIGAR PARA O SEU SAPATO

    Há quanto tempo você não engraxa ou limpa seu par de sapatos sociais? Eles não precisam estar brilhando o tempo todo, afinal, estão nos seus pés. Mas, se estiverem detonados, podem acabar com a sua imagem.

    Limpá-los é importante. Assim como vestir uma cor correta que combine com o seu terno. Para não arriscar, opte pelos sapatos sociais na cor preta.

    • ESCOLHER A MEIA ERRADA

    Se você não quer errar, vista uma meia social no mesmo tom do seu sapato. Alguns eventos mais descolados até permitem que você combine cores diferentes, mas na maioria das vezes, a harmonia deve ser respeitada.

    Não pense que ninguém vai reparar na cor da sua meia: quando você menos espera, a calça acaba levantando um pouco deixando a meia evidente e o seu descuido também.

    • SOBRECARREGAR OS BOLSOS

    Toda a harmonia pode acabar se você colocar um monte de coisa nos bolsos da calça ou do paletó. Aquela distorção visual proporcionada pelo volume dos bolsos pode até te fazer parecer mais gordo do que realmente é, além de transparecer desorganização e descaso.

    Então, se a sua carteira é grande ou grossa demais, leve apenas os documentos necessários e o cartão de crédito no bolso. Quando pegar o chaveiro do carro ou da casa, tire os excessos e leve apenas as chaves e divida esses itens nos bolsos de forma harmônica, colocando o celular em outro compartimento.

    • EXAGERAR NO PERFUME

     Misturar colônia de banho com o perfume natural de alguns cremes de barbear e com a fragrância de alguns desodorantes é sempre uma péssima ideia. Se você vai passar algum perfume, escolha desodorantes inodoros.

    Outra dica importante é não exagerar no aroma do perfume: escolha fragrâncias suaves e não espirre praticamente todo o frasco “por segurança”. Três borrifadas são suficientes para marcar presença e manter a elegância.

    • NÃO CUIDAR DO ROSTO

    Muitos homens deixam a barba de lado e às vezes esquecem de apará-la antes de um evento importante.

    Se você usa a barba comprida ou raspa todos os pelos diariamente, não se esqueça de cuidar dela antes da festa.

    Hidratar a pele, usar uma boa loção de barbear e aparar os pelos extras do nariz e do ouvido também são passos importantes para transmitir uma boa imagem.

    • ERRAR NO TAMANHO DA GRAVATA

    A ponta da sua gravata precisa estar na altura do cinto. Na hora de vestir a roupa social, preste atenção neste detalhe e corrija-o se for preciso!

    Como existem vários tipos de nós, eles podem influenciar no comprimento final da sua gravata, então, muitas vezes você não precisa comprar outra, apenas adaptar o nó para o comprimento ideal.

    Com essas dicas você não vai cometer erros na escolha do seu terno e nem deixar uma impressão errada para as pessoas. ;)

  • Casamento no Cartório. Informações importante!!!
    Postado 15/12/2015

    Além do casamento na igreja, o casamento no cartório é também uma etapa muito importante para noivos.

    E para que acontesa sem preocupações o Guia vai te ajudar com as etapas desse momento. Continue lendo!!!

    CERIMÔNIA DE CASAMENTO:

    Para casamento civil no Cartório, o(s) nubente(s) morando em Porto Alegre-RS, podem escolher qualquer Cartório dentro da Cidade de Porto Alegre-RS, para encaminhar a documentação.

    Para encaminhar a documentação no Cartório é necessário, que pelo menos um dos nubentes tenha residência aqui em Porto Alegre-RS.

    Os nubentes morando em outra Cidade ou Estado e querendo realizar a cerimônia de casamento nos cartórios de Porto Alegre-RS, devem solicitar informações referente a documentação que deverá ser apresentada, prazos e taxas ao cartório escolhido por e-mail ou por telefone no setor de Casamentos.

    Para casamento civil fora do Cartório existe uma jurisdição para cada cartório, para essa modalidade de casamento solicite maiores informações ao cartório escolhido por e-mail ou por telefone no setor de Casamentos.

    DOCUMENTAÇÃO:

    SOLTEIRO: certidão de nascimento ATUALIZADA (com menos de 60 dias) e identidade.

    DIVORCIADO: certidão do casamento anterior ATUALIZADA com a averbação de divórcio, identidade e certidão de nascimento ATUALIZADA, com anotação de casamento, separação e divórcio (com menos de 60 dias), cópia da partilha dos bens ou petição inicial do processo de divórcio e homologação do Juiz (sentença, dizendo que os bens já foram partilhados ou que não havia bens para partilhar), AUTENTICADO

    VIÚVO: certidão do casamento anterior ATUALIZADA, com anotação de óbito do cônjuge falecido, atestado de óbito e identidade e certidão de nascimento, com anotação de casamento e de óbito de cônjuge falecido (com menos de 60 dias) OBS: Se o cônjuge falecido deixou bens a inventariar trazer junto o inventário dos bens.

    REGIMES DE CASAMENTO:

    COMUNHÃO PARCIAL DE BENS: a partir do casamento o que adquirem é de ambos.

    COMUNHÃO UNIVERSAL DE BENS: une os bens antes e depois do casamento.

    SEPARAÇÃO DE BENS: separa os bens antes e depois do casamento.

    PARTICIPAÇÃO FINAL DOS AQUESTOS: conforme Art. 1.672 à 1.686 do C.C.B.

    OBS: O regime automático pela lei é a COMUNHÃO PARCIAL DE BENS. Para fazer a Comunhão universal de bens, Separação de bens ou Participação final dos aquestos, os noivos deverão comparecer em Tabelionato e fazer uma escritura pública de pacto antenupcial. É OBRIGATÓRIO o regime da separação de bens para os maiores de 70 anos de idade.

    ATESTADO DAS TESTEMUNHAS:

    Imprimir os formulários abaixo e trazer preenchidos para encaminhar os papéis de casamento.

    QUESTIONÁRIO PARA CASAMENTO
    ATESTADO DUAS TESTEMUNHAS

    O Atestado das testemunhas deverá ser assinado e preenchido por duas testemunhas, para que possamos dar entrada no processo de casamento.

    OBS: As testemunhas devem ser maiores de 18 anos e não podem ser os pais dos noivos e devem estar presentes no dia do casamento civil (serão os padrinhos). Trazer o documento assinado pelas testemunhas, com xerox das carteiras de identidade das testemunhas ou então reconhecer as assinaturas das testemunhas em Tabelionato. Se trouxer o xerox das carteiras de identidade, as testemunhas devem fazer a mesma assinatura que está na identidade.

    Comparecer os noivos com a documentação completa e o atestado das testemunhas (como explicado acima), para que possamos encaminhar a habilitação do casamento civil.

    A DOCUMENTAÇÃO DEVERÁ ESTAR COMPLETA NO CARTÓRIO NO MÍNIMO 20 DIAS ANTES DA DATA DO CASAMENTO.

    Fonte: Cartório da 4º Zona de Porto Alegre.

    Corra e garanta a data da sua Cerimônia de casamento no cartório!!!

  • Meu pai, meu grande exemplo!!!
    Postado 06/08/2015

    O Guia Festa faz essa pequena homenagem à todos os pais, os pais de coração, os pais adotados e as mães que exercem o papel do pai.

    Quem disse que por de trás daquela barba que nos arranha o rosto não tem um coração moleque querendo brincar e que nos apoia em todos os momentos da nossa vida?

    Quem disse que por detrás daquela voz grossa não tem um menino criativo querendo falar, que nos fala verdades para nos proteger ou aconselhar?

    Quem foi que falou que aquelas mãos grandes não sabem fazer carinho quando choramos ou nos levantar quando caimos?

    Quem foi que pensou, que aqueles pés enormes, não deslizam suaves na calada da noite, para velar pelo nosso sono ou nos conduzir até o altar?

    Quem é que achou que no fundo do peito largo e viril não tem um coração de pudim, quando nós com um sorriso largo se põe a chamar por ele ou quando ele nos entrega ao mundo?

    Quem disse que apesar da cara de durão, ele não está zelando por nós mesmo estando distante?

    Quem foi que determinou que aquele coroa, de cabelos brancos não sabe nada da vida para querer me ensinar e me explicar como ser o melhor?

    Quem disse que o coração dele não se enche de alegria quando nos vê felizes ou de tristeza quando estamos tristes?

    Por isso obrigado, pai, por nos orientar no caminho certo, feito de lutas e incertezas, mas também de muitas esperanças e sonhos.

    Pai, você me escolheu como filho, eu te fiz meu exemplo!

    Feliz Dia dos Pais e siga sempre em frente, sem mito, sem meta, sem medo, porque você é e sempre será capaz, você me mostrou a ser assim!!!