Blog

  • Bolos de casamento
    Postado 26/09/2016

    O bolo de casamento é uma oportunidade perfeita para as noivas abusarem das cores e dos detalhes que o deixem mais bonito e parecido com o tema do casamento. 

    Se você está precisando de uma inspiração doce, dê uma conferida nas fotos abaixo, são vários projetos clássicos e criativos de deliciosos bolos de casamentos:

    Bolos feitos por JANE FRAGA BOLOS. 

  • Dicas para você acertar o bolo da festa!
    Postado 30/05/2016

    De tudo o que você escolheu para a festa, qual é o item mais importante? O BOLO!

    Sem ele não existe o parabéns e os olhos dos convidados brilhando enquanto a vela está acesa não tem explicação! E exatamente por isso, acertar na escolha do bolo seja tão importante.

    Algumas dúvidas são frequentes: qual o tamanho do bolo que eu devo encomendar? Como deve ser a cobertura (glacê, pasta americana, confeitos)? Deve ficar dentro ou fora da geladeira? Para tentar ajudar, fizemos este mini-guia do bolo.

    # O tamanho do bolo:

    Antes de mais nada, você deve calcular o tamanho do bolo que precisará para a festa.

    Verifique sempre o número de convidados com a quantidade de sobremesas e doces que você possui.

    Por exemplo: Seu evento possui 200 convidados e você contratou bufet com sobremesa a vontade. Um bolo comportando 100 fatias é o suficiente!
    Sua festa possui 200 convidados com mesa de guloseimas e mesa de doces. Um bolo comportando 80 fatias é o suficiente.

    O tamanho do bolo também está relacionado à quantidade de outros itens que você servirá na festa. Se você tiver outros docinhos (calcule uma média de 6 por convidado), por exemplo, muita gente não se servirá do bolo.

    Agora se a comemoração foi literalmente “só um bolo” (sem nenhum outro doce), pode ser uma boa encomendar um bolo um pouco maior, é provável que muita gente repita.

    # O formato do bolo:

    Por incrível que pareça o formato do bolo também influenciará no tamanho a ser encomendado.

    Em termos de praticidade na hora de cortar, nada se compara ao bolo quadrado ou retangular. Já o bolo redondo costuma ser cortado deixando-se a parte do meio.

    Na montagem daquelas mesas de doces lindas de morrer, o bolo redondo costuma ficar esteticamente mais bonito. Um bolo desses em um suporte alto chama a atenção de todos os convidados e produz um efeito diferenciado nas fotos.

    Para bolos de vários andares, considere a ideia de fazer apenas um deles de verdade, e os outros cenográficos.

    # A cobertura do bolo:

    A pasta americana: Com ela é possível dar forma a detalhes que você não conseguiria com um glacê, por exemplo. Flores, personagens, rendas, etc… Com a pasta americana é possível obter efeitos lindos e diferenciados.

    Existem outros tipos de massa que são derivações da pasta americana e que são utilizadas por confeiteiros para fazer detalhes da decoração.

    Recentemente um bolo que vem fazendo sucesso é o naked-cake, o bolo pelado. Ele é livre da cobertura, mas bem enfeitado fica lindo.

    A cobertura do tipo Kit Kat também faz sucesso, mas ele é mais voltado para festas não tão formais.

     

    # A conservação do bolo

    Bolos com pasta americana não vão à geladeira; assim que recebê-lo, coloque-o diretamente na mesa. Já os bolos com chantilly ou marshmallow devem ir à geladeira, do contrário derretem.

    # Os bolos cenográficos

    Há quem não goste, que considere fundamental que o bolo da mesa seja exatamente aquele que será servido. Os bolos cenográficos são interessantíssimos, pois são mais baratos do que os correspondentes feitos com pasta americana.

    A vantagem de utilizá-los é que o visual da mesa ficará bonito do começo ao fim da festa. Enquanto isso, o bolo “de verdade” fica dentro da geladeira (nesse caso, você deve optar por um bolo mais simples).