Blog

  • Significado das madrinhas e padrinhos de casamento!
    Postado 31/10/2018

    Chegou o momento de decidir as madrinhas e os padrinhos do seu casamento? Não sabe por onde começar?
    Essa pode ser uma decisão difícil e a equipe Guia Festa pode ajudar você a tornar esse momento mais tranquilo e esclarecedor. Então, chama o seu noivo ou a sua noiva para ler a matéria e, assim, entender melhor esse universo de casamento.

    Você sabe de onde surgiu a cultura dos padrinhos de casamento?

    Hoje, podemos concordar que o casamento é um acordo. Levando isso em conta, os padrinhos são testemunhas da união entre o casal. Porém, antigamente o casamento não era necessariamente oficial. Isso mudou por causa do Concílio de Trento.

    UM POUCO DE HISTÓRIA
    De 1545 a 1563, ocorreu o Concílio de Trento. Nessa época, ocorria a Reforma Protestante e, em reação a isso, a Contra- reforma (Reforma Católica). Para garantir a unidade da fé e a disciplina eclesiástica e opôr-se ao protestantismo crescente, o Papa III convocou o Concílio de Trento, na cidade de Trento (Itália).

    Aí vem os padrinhos na história...

    Entre os diversos decretos dogmáticos emitidos, estava o “sacramento do matrimônio”- uma cerimônia em que se estabelece o vínculo matrimonial, em conjunto às regras religiosas (nada mais nada menos que um casamento religioso, nesse caso, católico). Sendo uma dessas regras, a determinação da validade do casamento: o casamento católico só seria válido quando celebrado por um padre e com duas testemunhas. Essa duas testemunhas são o que chamamos hoje de padrinhos.

    Quem são eles hoje?

    Hoje, o número de padrinhos aumentou e não só isso: atualmente eles obtêm funções diferentes. Em geral, os consideramos ajudantes dos noivos. São as madrinhas e os padrinhos que apoiam os noivos nos preparativos, ajudando assim, no bem-estar físico e mental! Além disso, são eles que organizam as famosas “despedidas” (festa de despedida de solteiro(a), por exemplo) e os chás de lingerie, panela...

    Dia do Casamento

    No dia do casamento, os padrinhos e madrinhas tem a função de acompanhar os noivos, para que eles aproveitem cada segundo! Ajudar com traje, vestido*, maquiagem e cabelo, acalmar em caso de nervosismo, animar a pista de dança* junto com os noivos. Inclusive, há em alguns casamentos coreografias incríveis de dança, não só de a dança dos noivos, como também a dança dos padrinhos*.

    Depois do Casamento

    E depois do casamento? As memórias admiráveis que restaram são o maior presente! Por isso, é importante ser fiel ao coração na escolha dos padrinhos e madrinhas. O vínculo de amor e amizade sela um momento muito especial para os noivos e, como fruto disso, o carinho e a admiração se torna ainda maior entre os noivos e suas madrinhas e padrinhos!

    O real significado das madrinhas e dos padrinhos 

    Por mais que, muitas vezes, nós consideramos uma definição pronta de padrinhos e madrinhas- serem testemunhas, ajudarem e acompanharem os noivos- o importante é saber o que significa esse vínculo para as noivos. Entender quem faria parte de tornar os seus momentos ainda mais inesquecíveis e quem se encaixaria em um papel tão importante na vida de vocês. Para decidir as madrinhas e os padrinhos um diálogo entre os noivos seria essencial, esse pode começar com o seguinte questionamento:
    “Qual é o significado das madrinhas e dos padrinhos de casamento para nós, noivos?”

     Clique e encontre no Guia Festa: 

    *Lojas de Roupas de festa
    *Entretenimento para festa
    *Conheça a Dança do Noivos Poa

    Fotografias: Vanessa Milbrath