Blog

  • Por que oferecer um coffee break? A importância do coffee break para o Networking.
    Postado 15/05/2020

    O coffee break é um intervalo em eventos empresariais, cursos, palestras, seminários e workshops. Por mais que não pareça, o Coffee Break é um momento de bastante importância e com muitas aplicações.
    Então, você se pergunta por que oferecer um Coffee Break?

     

    Esse momento funciona como uma pausa, mas exerce outras funções. Além de ser cientificamente comprovado que pausas ajudam a manter as pessoas focadas, essa pausa será um momento de interação e engajamento. Portanto, um momento com grande potencial de networking, novos contatos, futuros clientes ou fornecedores. Além disso, esse pode ser um momento de consolidar uma identidade ao seu evento, fazendo com que os seus participantes tenham interesses em eventos futuros.

    Em que tipo de evento se oferece Coffee Break?
    Eventos corporativos, conferências, palestras, workshops e reuniões
    Por uma questão de logística, ter o coffee break no seu evento pode ser fundamental: prevenindo atrasos, ele substitui a ida dos convidados a outro estabelecimento, durante os intervalos. Ainda mais se tratando de eventos corporativos, a interação entre diferentes áreas e profissionais da empresa é algo inerente a um evento de sucesso.
    Feiras e exposições
    Geralmente esses eventos deixam seus convidados de pé por um longo tempo, portanto, ter uma pausa para recarregar as energias ajuda no bem-estar e pode fazer os participantes ficarem mais tempo. O coffee também acaba sendo muito atrativo, sendo uma forma de interação e conversa com os clientes.

    Planejamento
    É importante calcular as quantidades de comidas e bebidas para evitar que falte ou que se desperdice. Logo, calcule quantas pessoas irão participar do evento (que também servirá para decidir o local, com o tamanho ideal para receber o coffee break).
    Depois disso, você pode calcular as quantidades de comes e bebes, utensílios e talheres por participante. O ideal para esse cálculo é fazer uma margem de 10% a mais, assim é mais garantido que não falte nada.
    Sobre o local: deve haver uma mesa central para alimentos e bebidas e outras para os utensílios (talheres, pratos, copos). Lembre-se de disponibilizar lixeiras no local e também álcool gel.

    Dicas de quantidades (em média):
    Bebidas: 300ml por pessoa
    Salgados: 5 unidades
    Doces: 3 unidades

    Horário
    Se o seu evento for de média duração, o ideal é reservar um momento para o coffee break no meio do planejamento. Por exemplo, se o evento começa às 14 e termina as 18 horas, é interessante combinar o coffee break às 16 horas.
    Se o seu evento for de longa duração, você pode oferecer dois coffee breaks, em diferentes “turnos”.

    Qual o tempo de duração?
    A ideia do coffee break é ser apenas um intervalo, logo não precisa reservar muito tempo para isso. E, é importante lembrar: quanto maior o tempo de duração, mais quantidade de comes e bebes precisará.
    Em média, os coffees duram entre 15 e 30 minutos, mas depende da quantidade de participantes. Para decidir, lembre-se de que é um tempo para comer, mas também para as pessoas conversarem e se conhecerem.

    Cardápio
    Para um coffee break no turno da manhã:
    - bebidas quentes e frias - cafés, chás, sucos e água
    - pães e bolos, biscoitos e frutas.

    Para um coffee break no turno da tarde:
    - opções de salgados (pão de queijo, empadinhas, mini croissant, mini sanduíche)
    - bebidas como sucos e café
    - ao menos uma opção de bolos e biscoitos.

    Não se esqueça de disponibilizar açúcar, adoçante e gelo para as bebidas!