Blog

  • Significado das madrinhas e padrinhos de casamento!
    Postado 31/10/2018

    Chegou o momento de decidir as madrinhas e os padrinhos do seu casamento? Não sabe por onde começar?
    Essa pode ser uma decisão difícil e a equipe Guia Festa pode ajudar você a tornar esse momento mais tranquilo e esclarecedor. Então, chama o seu noivo ou a sua noiva para ler a matéria e, assim, entender melhor esse universo de casamento.

    Você sabe de onde surgiu a cultura dos padrinhos de casamento?

    Hoje, podemos concordar que o casamento é um acordo. Levando isso em conta, os padrinhos são testemunhas da união entre o casal. Porém, antigamente o casamento não era necessariamente oficial. Isso mudou por causa do Concílio de Trento.

    UM POUCO DE HISTÓRIA
    De 1545 a 1563, ocorreu o Concílio de Trento. Nessa época, ocorria a Reforma Protestante e, em reação a isso, a Contra- reforma (Reforma Católica). Para garantir a unidade da fé e a disciplina eclesiástica e opôr-se ao protestantismo crescente, o Papa III convocou o Concílio de Trento, na cidade de Trento (Itália).

    Aí vem os padrinhos na história...

    Entre os diversos decretos dogmáticos emitidos, estava o “sacramento do matrimônio”- uma cerimônia em que se estabelece o vínculo matrimonial, em conjunto às regras religiosas (nada mais nada menos que um casamento religioso, nesse caso, católico). Sendo uma dessas regras, a determinação da validade do casamento: o casamento católico só seria válido quando celebrado por um padre e com duas testemunhas. Essa duas testemunhas são o que chamamos hoje de padrinhos.

    Quem são eles hoje?

    Hoje, o número de padrinhos aumentou e não só isso: atualmente eles obtêm funções diferentes. Em geral, os consideramos ajudantes dos noivos. São as madrinhas e os padrinhos que apoiam os noivos nos preparativos, ajudando assim, no bem-estar físico e mental! Além disso, são eles que organizam as famosas “despedidas” (festa de despedida de solteiro(a), por exemplo) e os chás de lingerie, panela...

    Dia do Casamento

    No dia do casamento, os padrinhos e madrinhas tem a função de acompanhar os noivos, para que eles aproveitem cada segundo! Ajudar com traje, vestido*, maquiagem e cabelo, acalmar em caso de nervosismo, animar a pista de dança* junto com os noivos. Inclusive, há em alguns casamentos coreografias incríveis de dança, não só de a dança dos noivos, como também a dança dos padrinhos*.

    Depois do Casamento

    E depois do casamento? As memórias admiráveis que restaram são o maior presente! Por isso, é importante ser fiel ao coração na escolha dos padrinhos e madrinhas. O vínculo de amor e amizade sela um momento muito especial para os noivos e, como fruto disso, o carinho e a admiração se torna ainda maior entre os noivos e suas madrinhas e padrinhos!

    O real significado das madrinhas e dos padrinhos 

    Por mais que, muitas vezes, nós consideramos uma definição pronta de padrinhos e madrinhas- serem testemunhas, ajudarem e acompanharem os noivos- o importante é saber o que significa esse vínculo para as noivos. Entender quem faria parte de tornar os seus momentos ainda mais inesquecíveis e quem se encaixaria em um papel tão importante na vida de vocês. Para decidir as madrinhas e os padrinhos um diálogo entre os noivos seria essencial, esse pode começar com o seguinte questionamento:
    “Qual é o significado das madrinhas e dos padrinhos de casamento para nós, noivos?”

     Clique e encontre no Guia Festa: 

    *Lojas de Roupas de festa
    *Entretenimento para festa
    *Conheça a Dança do Noivos Poa

    Fotografias: Vanessa Milbrath

     

  • O melhor de CASAR NO FERIADO!
    Postado 19/04/2018

     

    1. • É ver os convidados chegando com tranquilidade;
    2. • Poder convidar aquela amiga querida que vem lá de longe;
    3. • Aproveitar com muito mais calma todos os momentos da festa;
    4. • Dançar até o dia raiar.
  • Dicas de como escolher o buffet ideal para o seu casamento
    Postado 11/04/2018

    Uma das principais preocupações dos noivos durante os preparativos para o casamento é a escolha do buffet. Afinal, é preciso agradar os convidados – e nada melhor para isso do que uma boa comida.

    O que deve ser levado em consideração? Qual é o melhor tipo de serviço? Listamos aqui algumas dicas para você escolher o buffet ideal para o seu casamento.

    Planeje com antecedência

    A regra para quase todos os serviços de um casamento vale também para o buffet: é necessário reservar com antecedência. Recomenda-se fazer a reserva de de 6 meses a 1 ano antes da festa, para que tudo possa ser planejado com calma e você tenha tempo para definir os detalhes.

    Peça referências e indicações

    Opiniões de amigos e conhecidos são essenciais na hora de escolher um buffet. A experiência de quem já passou pela festa do casamento é a única maneira de conhecer um serviço 100% confiável. Portanto, pesquise, busque, mas não deixe de pegar o ponto de vista de pessoas que você conhece.

    Defina se vai fazer um brunch, almoço ou jantar

    O brunch é o mais indicado para casamentos de manhã, mas também pode ser estendido até o fim de tarde. Nele, serve-se frutas, panquecas, bolos, crepes e outros pratos leves. O almoço pede massa, carnes brancas e saladas. Já no jantar, carnes vermelhas como filé ao molho mostarda é o mais indicado.

    Escolha o tipo de comida

    O menu deve se adaptar ao tipo do casamento: uma festa na praia pede um cardápio mais descontraído, por exemplo. O tamanho da lista de convidados também influencia: caso seja um casamento com muitas pessoas, o menu pode ser mais diversificado. Já em uma festa mais íntima, o menu pode ter menos opções e ser mais preciso, adequando-se ao gosto dos convidados. É claro que não se deve esquecer do gosto dos noivos.

    Defina o tipo de serviço

    Isso pode variar de acordo com o tipo do seu casamento. São três os principais tipos de serviço de buffet:

    Americano
    É o mais informal de todos. Pode servir para uma festa mais dinâmica: os convidados se servem e comem em pé, com algumas mesas e sofás para apoio.

    Franco-americano
    É o mais tradicional. Os convidados se servem e comem nas mesas, com lugares previamente demarcados.

    À francesa
    Garçons servem os convidados com pratos que vêm prontos da cozinha. É o serviço mais requintado.

    Faça várias degustações

    Antes de fechar qualquer tipo de negócio, vá a uma degustação. Só assim você saberá qual será o tipo e a qualidade da comida servida aos convidados. Anote exatamente todos os pratos que você escolheu para checar com o que será servido no dia, só assim você terá certeza de que está comendo exatamente o que pediu.

    Via Portal Noivas e Meu Dia

  • Carros para casamento: inclua esse item no checklist!
    Postado 21/03/2018

    O meio de transporte da noiva pode não ser um dos itens mais lembrados no primeiro momento pelos noivos, mas definitivamente é um dos mais importantes. Afinal, a chegada da noiva para a cerimônia é recheada de expectativa. 

    Optar pelo serviço é ter segurança e tranquilidade de ter um profissional ao lado. Deixe seus familiares e amigos sem a preocupação e o compromisso de ter que levá-la à igreja. As empresas disponibilizam motoristas especializados e vestidos elegantemente.

    Algumas empresas até oferecem uma placa personalizada com o nome do casal e a data do casamento!

    Gostou?

    O Guia Festa possui alguns serviços especializados, acesse e confira:

    http://www.guiafesta.com.br/index.php/porto-alegre/aluguel-de-carro-3

  • Ideias surpreendentes de como apresentar o cardápio de casamento
    Postado 08/03/2018

    A maneira como apresentará o cardápio já garante meio caminho andado para o sucesso do seu buffet ou jantar. Se o que busca são formas especiais para o seu menu, separamos aqui as melhores ideias.

    Por Paloma Paulillo